•  comercial@limerpak.com.br
  •  +55 19 3034.7336

Fita Datador Hot Stamping

Informações

A Limerpak comercializa diretamente da sua fábrica ou de sua loja virtual fita datador hot stamping para impressão nos mais variados materiais como BOPP, PE, PET, PEAD, PP, ABS, PEBD e com as cores preto, branco, prata e dourada.

Abaixo escreveremos um texto que explica um pouco sobre a história e a composição da fita datador hot stamping.

O que é, como são feitas e como obter a maior proveito na utilização das fitas hot stamping.

Patenteada em 1892 pelo alemão Ernst Oeser a fita hot stamping consiste em uma película de material plástico altamente resistente a temperatura que serve como suporte para as demais camadas que compõe a fita.

Sobre este filme plástico resistente a temperatura, é aplicado uma camada de um desmoldante que tem como principal função se soltar do filme plástico tão logo a impressão hot stamping ocorra.

Um desmoldante mais “duro” deve ser aplicado onde se precisa de contornos precisos em impressões de áreas com fontes pequenas por exemplo.

Em algumas aplicações da fita datador hot stamping pode ser necessário adicionar sobre o desmoldante uma camada de laca de proteção que protegerá o pigmento ou o metal aplicado na próxima camada e permitirá que uma outra impressão seja feita sobre a impressão hot stamping.

Em seguida são aplicadas a camada de pigmentos coloridos ou metais que serão responsáveis pela cor da impressão que será feia com a fita datador hot stamping.

E por último, mas não menos importante, uma camada de adesivo é aplicada sobre o pigmento colorido ou metal. Esta camada deve sempre ser compatível com a superfície do material sobre o qual será feita a data garantindo uma boa ancoragem sobre esta superfície.

Todas estas camadas precisam ser cuidadosamente dimensionadas e aplicadas para se conseguir uma boa qualidade na impressão com a fita datador hot stamping.

UTILIZAÇÃO DA FITA DATADOR HOT STAMPING NO BRASIL

A impressão realizada através das fitas hot stamping já é utilizada a décadas no Brasil e nem por isso pode ser considerada ultrapassada em nosso pais.

Inicialmente devido ao seu alto custo, as fitas hot stamping eram somente empregadas em impressos finos e de baixa tiragem e alto valor agregado.

Outro problema enfrentado por quem precisava ou gostaria de usar as fitas hot stamping no passado era a dificuldade de encontrar maquinas e equipamentos para impressão hot stamping em grandes formatos e que conseguissem boa produtividade.

Atualmente esta não é mais a realidade para quem prefere ou precisa utilizar a tecnologia de impressão por hot stamping, pois atualmente as maquinas acompanharam a evolução das fitas hot stamping,

Um outro fato importante que contribuiu para o aumento na utilização das fitas hot stamping foi a queda brusca no preço das mesmas. Sendo assim, um número cada vez maior de empresas pode contar com a impressão por fitas hot stamping na decoração e acabamento dos impressos de seus clientes.

O mercado de embalagens também pode usufruir desta evolução e da redução dos custos das fitas hot stamping. Amplamente usadas para a impressão de data de validades nas embalagens dos produtos (principalmente saquinhos pré-fabricados).

Através dos chamados datadores hot stamping, muitas embalagens existentes no Brasil e em todo mundo contam com suas datas de validades impressas através da fita hot stamping.

Hoje sabe-se que até mesmo em produtos de alta tiragem, com periodicidade mensal ou até semanal tais como revistas tem feito uso das fitas hot stamping em seus impressos.

Atualmente a única dificuldade enfrentada por quem utiliza esta tecnologia é a falta de profissionais capacitados para se extrair das fitas hot stamping o maior proveito.

RESTRIÇÕES AO USO DAS FITAS HOT STAMPING

Processos de impressão anteriores à aplicação do hot stamping podem influir diretamente na qualidade da impressão hot stamping. O produto precisa estar totalmente seco para obter a boa ancoragem da impressão. Quanto maior a área de impressão chapada e quanto mais escura for a mesma, mais tempo demora para a impressão hot stamping secar.

Vernizes a base d’agua e a base de solventes podem receber impressões hot stamping sem problemas, porém a impressão em verniz UV não recebe bem a impressão hot stamping por utilizar silicone em sua formulação que impede a ancoragem da impressão hot stamping, porém se for necessário a aplicação de verniz UV sobre a impressão com fita hot stamping não há nenhum problema.

A estocagem da fita hot stamping deve ser feita na posição vertical e sem pesos excessivos que podem causar vincos na fita causando falhas na impressão. Recomenda-se estocar fitas hot stamping em locais com temperatura entre 10°C e 25°C e humidade do ar entre 30 e 60 %

PARA SABER MAIS SOBRE FITA DATADOR HOT STAMPING

Ligue para (19) 98282-0003 ou clique aqui e entre em contato por email.

FOTOS